Carta n. 27

Ainda estamos na primeira semana de 2025. Um pouco antes da virada do ano, entrei no Pinterest e encontrei uma daquelas listas para postagem de Instagram, aqueles check-list para saber o que você fez durante o ano e parando um pouco para ler essa lista, não tinha exatamente tudo o que eu aprendi durante 366 dias.
Aconteceu tanta coisa em 2024, mas todas essas coisas funcionaram e aconteceram para que eu aprendesse sobre a primeira coisa que eu deveria fazer antes de qualquer coisa que eu me comprometesse, decidisse, ou escolhesse fazer: pensar em mim. A alguns anos atrás eu ouviria de várias pessoas, e até acharia de mim mesma, que isso é orgulho ou egoísmo da minha parte. Mas hoje não, não mesmo.
Antes mesmo do ano novo, eu percebi que mais que tudo, eu tenho que pensar em mim, porque todos os meus planos e sonhos dependem só de mim pra serem concretizados. E como eu estive nesses últimos 5 anos? A maior parte do tempo com medo (como já escrevi anteriormente em outro texto) de não agradar as pessoas com o que eu estava fazendo, pisando em ovos por ter problemas psicológicos que eu não escolhi ou escolho ter e consequentemente não tendo forças suficiente pra dar conta das minhas coisas, por estar pensando em satisfazer os outros. Mas e eu? Alguém faria isso por mim? 
Como KLB disse na música lá no ano 2000 (sim, eu era fã de KLB kkk), "porque ninguém vai dormir nossos sonhos" e o que de mais importante eu aprendi em 2024, foi isso. Se eu não me importo ou cuido de mim antes de tudo, talvez as coisas não saiam como eu quero, nem como meu chefe quer, nem como meu gestor quer, nem como meus alunos esperam, nem como minha orientadora espera. Antes de tudo: eu. Depois eu, e eu de novo. Amando, cuidando, abraçando...
Eu em primeiro lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas