Carta n. 16

Eu aprecio muito a arte, como um todo. Posso dizer que gosto de desenho e pintura, mesmo que eu não seja especialista em nenhum dos dois. Mas gostaria de falar especificamente sobre uma obra de arte que tenho na parede da sala de casa: Eu mesma.
Acho que pouca gente sabe, mas eu tenho um retrato meu desenhado, na sala de casa. Ganhei ele de aniversário no ano de 2023 de um artista da região. Sim, ele é um artista e já foi reconhecido por isso, em muitos trabalhos que fez. O nome dele é Alex Mendes. Natural de Itamaracá-PE, Alex começou a desenhar ainda quando criança. Lembro dele me dizer que a pessoa que mais o inspirou em seguir a carreira no desenho foi sua mãe, uma mulher a frente de seu tempo e que foi julgada pela sociedade. Mas mesmo assim, era autêntica e sua autenticidade inspirou Alex a ser quem ele é hoje. Alex já tentou ganhar dinheiro com seus desenhos, de várias formas. Já tatuou e diz que sente falta de investir nesse ramo; já pintou quadros, artes feitas e já desenhou pessoas nas ruas movimentadas do Recife Antigo, pra ganhar uns trocados. A vida de artista no Brasil não é fácil, talvez esse seja o motivo de eu não pensar em investir no aprendizado de desenho, sabendo que eu posso melhorar com meus rabiscados. Foi Alex que me deu dicas de lápis para desenhar, foi com ele que eu aprendi que o 4B e o 6B são bem melhores para fazer relevo, para deixar o traço mais vivo e depois disso, eu comecei a voar com lápis e papel na mão.
Como eu disse, Alex já fez muitos trabalhos e foi em um deles que eu o conheci. Nós temos algo em comum, somos formados em Geografia e foi em um evento nacional que nos conhecemos, aqui em Fortaleza, na Uece mais especificamente. Gostaria de ter falado com ele enquanto ele esteve aqui, mas estava muito ocupada com a monitoria e os trabalhos pra apresentar. O que não foi impedimento de nos falarmos posteriormente e eu enfim elogiar sua participação no evento. Em setembro, ele me mandou um desenho meu, de uma foto que postei no story do instagram, com o uniforme do Pibid. Ele eternizou em traços um momento feliz da minha vida, que eu jamais irei esquecer. O bilhete que ganhei junto com o retrato, diz também um pouco do que eu sou: "pelo prazer que é conversar com você". Eu acho que tenho muito o que falar sobre a vida, mas quando encontramos alguém que se identifica com o que somos e com o que passamos, é bem mais fácil sermos admirados.
Eu admiro muito o Alex e independente dos nossos caminhos se encontrarem novamente ou não, a arte dele e seus ensinamentos são lembranças que vão estar comigo onde quer que eu esteja. Obrigada por tudo Alex, principalmente por lembrar que eu tenho momentos felizes.

A arte :)


Comentários

Postagens mais visitadas